Diarreia Funcional

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Imagem Ilustrativa

Sobre a Diarréia Funcional

A diarreia é definida como o aumento do volume e número de evacuações, além da diminuição da consistência das fezes. Quando a diarreia persiste por mais de três semanas, é considerada crônica. Na diarreia funcional não existe lesão orgânica do intestino. Sua causa não é consenso entre os especialistas, mas alimentos e medicamentos parecem estar envolvidos.

Podemos citar vários medicamentos que podem causar diarreia, como antibióticos, antiácidos, remédios para diabetes, pressão alta e arritmia cardíaca. Durante a consulta, é importante levar ao médico uma lista de todos os medicamentos que estão em uso, ou foram usados recentemente.

Causas da diarréia

Os alimentos também podem ser responsáveis pela diarreia. A cafeína, por exemplo, presente no café, nos chás e refrigerantes, acelera os movimentos intestinais. Bebidas alcoólicas, condimentos, gordura, doces muito concentrados e excesso de fibras também estão associados. A má absorção de certos alimentos também pode provocar a diarreia. O leite e seus derivados podem alterar o hábito intestinal daqueles que não conseguem absorver um açúcar do leite chamado lactose. Esses pacientes produzem menos lactase (enzima que digere o leite) e, além de reduzirem o consumo, podem precisar da suplementação de enzimas digestivas.

Existem outras situações que também podem desencadear a diarreia funcional. Algumas pessoas desenvolvem a diarreia depois de passar por algum tipo de cirurgia no estômago, vesícula biliar ou intestino grosso.

Diagnóstico e Tratamento

 O diagnóstico é feito a partir da história clínica do paciente, mas podem ser necessários exames complementares (de sangue, fezes ou de imagem) para descartar outros problemas intestinais, e identificar possíveis intolerâncias alimentares.

 O tratamento pode envolver a suspensão ou troca de medicamentos que desencadearam a diarreia, restrições dietéticas (sob a orientação do médico ou nutricionista) e a suplementação de enzimas digestivas. Trata-se de uma condição benigna, que deve ser acompanhada. O aparecimento de sintomas como emagrecimento, sangue nas fezes, anemia ou febre deve ser comunicado ao médico, para a realização de novos exames.

*As informações encontradas aqui não substituem a avaliação e o parecer de um profissional de saúde. Em caso de dúvidas, procure o especialista.

 

Leia Mais