Gás no Tubo Digestivo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Sobre gases no Tubo Digestivo

Todas as pessoas têm gás no trato digestivo (esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso). Esse gás é eliminado através de arrotos (eructação), ou através do reto (flatulência), e mesmo sendo normal, pode trazer desconforto ou se tornar embaraçoso.

O gás do trato digestivo pode ser proveniente de ar deglutido (aerofagia). Todo mundo engole pequenas quantidades de ar quando come ou bebe. Entretanto, comer ou beber rapidamente, mascar chicletes, fumar ou usar dentaduras frouxas pode fazer com que quantidades maiores de ar sejam deglutidas. O arroto é a maneira pela qual o ar engolido deixa o estômago. Algumas vezes, indivíduos que arrotam com frequência podem ter alguma alteração no trato gastrintestinal superior, como doença ulcerosa péptica e doença do refluxo.

Outra queixa comum é a passagem de grande quantidade de gás pelo reto (flatulência). Quando o corpo não digere ou não absorve alguns alimentos (açúcares, amido, fibras), estes alimentos não digeridos chegam ao intestino grosso, onde bactérias da nossa flora intestinal produzem gases. Os mesmos alimentos que produzem gás em uma pessoa, podem não produzir em outras. Uma explicação seriam as diferenças entre as bactérias presentes no intestino grosso de cada indivíduo.

Algumas pessoas têm dor quando o gás está presente nos intestinos. Quando a dor é do lado esquerdo do colon, pode ser confundida com doença cardíaca. Quando a dor é do lado direito, pode simular pedra na vesícula ou mesmo apendicite aguda.

Tratamento

As maneiras mais comuns para reduzir o desconforto por gases são a alteração da dieta, uso de alguns medicamentos e redução da quantidade de ar deglutido. Alterações eficientes da dieta dependem do aprendizado através de tentativa e erro de quais alimentos causam desconforto para aquele paciente.

Podem ser prescritos antiácidos, enzimas digestivas, carvão ativado ou medicamentos para a Síndrome do Intestino Irritável. Compreendendo as causas, formas de reduzir os sintomas e o tratamento, é possível controlar esse incomodo e conseguir alívio.

*As informações encontradas aqui não substituem a avaliação e o parecer de um profissional de saúde. Em caso de dúvidas, procure o especialista.

Leia Mais