Lavagem das mãos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Lavagem das mãos

Gripe, infecções respiratórias e intestinais são algumas das doenças que podem ser originárias da falta de higienização das mãos

Rotina simples e importante na prevenção e no controle na disseminação de infecções, a lavagem das mãos é primordial para a manutenção da saúde, visto que esse membro está entre os principais veículos de transmissão de microorganismos.

A higienização correta das mãos pode evitar o desenvolvimento de uma série de doenças, como herpes, resfriados e conjuntivite, por exemplo. “É consenso que a lavagem das mãos é a medida mais simples de menor custo e complexidade na prevenção e controle da infecção hospitalar”, diz a Enfermeira Julia Ciríaco, da Clínica Gastrocenter.

A higienização das mãos, além de ser uma forma de prevenção contra as infecções causadas pelas transmissões cruzadas, apresenta como finalidade a remoção de sujeira, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato.

“Em unidades de saúde essa lavagem deve acontecer em cinco momentos: antes do contato com o paciente, anteriormente à realização do procedimento asséptico, após a exposição a fluidos corporais, depois do contato com o paciente e, posteriormente, ao contato com as áreas próximas ao paciente”, afirma a especialista.

Como lavar as mãos corretamente?

A técnica correta de lavagem das mãos inclui etapas como limpeza dos punhos e das pontas dos dedos, que são passos importantes para evitar contaminações ao levar as mãos aos olhos, nariz ou boca. Segundo a enfermeira Julia Ciríaco, essa é a forma mais comum de evitar transmissão de doenças como gripe, infecções respiratórias e intestinais diversas.

“A lavagem das mãos é a medida mais simples para prevenir infecções relacionadas à assistência à saúde. Após realizar a técnica completa de higienização do membro, a secagem também deve ocorrer de forma correta para que a prevenção seja mantida. O papel toalha deve possuir boa propriedade de secagem e a opção deve ser sempre pelas folhas de uso individual.”, orienta.

Leia Mais