Refluxo Esofágico

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Doença digestiva em que o ácido do estômago ou a bile voltam pelo esôfago, causando irritação na mucosa do tubo alimentar.

O refluxo gastroesofágico é um das doenças gastrointestinais que causam grande desconforto. É caracterizado pelo retorno do conteúdo do estômago para o esôfago, em direção à boca, provocando dor e inflamação. Porque isso ocorre? O motivo está relacionado ao mal funcionamento do músculo que deveria impedir que o ácido do estômago saísse do seu interior. A doença no esôfago, a esofagite, é decorrente do grau da inflamação provocada pelo refluxo e depende da acidez do conteúdo do estômago e da quantidade de ácido que entra em contato com a mucosa do esôfago.
O revestimento do estômago o protege contra os efeitos de seus próprios ácidos, mas o esôfago não possui essas características e por isso o refluxo traz a sensação desconfortável de queimação, chamada de azia.
O diagnóstico da doença do refluxo gastroesofágico é feito com base nos sintomas e histórico apresentado pelo paciente e complementado com exames como:
Endoscopia;
Phmetria esofágica;

Para acompanhamento desse quadro, o médico mais indicado é o gastroenterologista, que deve ser procurado em caso de suspeita.

Leia Mais