Cápsula Endoscópica

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Exame indolor e de alta tecnologia, a Cápsula Endoscópica permite a análise da mucosa da porção média do trato gastrointestinal, incluindo as três partes do intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo).

Sobre a Cápsula Endoscópica

Método de videoendoscopia, a Cápsula Endoscópica consiste em um exame simples e não invasivo, ou seja, que não requer sedação nem internação, no qual o paciente engole naturalmente uma cápsula com cerca de 2,5 cm , dentro da qual existe uma câmera capaz tirar duas fotos por segundo. As imagens capturadas são então transmitidas para um cinturão preso ao paciente. O procedimento tem duração aproximada de 8 horas, possibilitando o registro de cerca de 60 mil fotos. Durante esse tempo, o paciente é liberado da clínica e pode realizar naturalmente suas atividades diárias, enquanto a cápsula percorre todo o intestino delgado, fazendo o mesmo trajeto que segue a comida. Depois de oito horas, o indivíduo retorna ao consultório médico para a retirada do cinturão onde ficaram armazenadas as fotos. A cápsula é eliminada naturalmente pelo organismo.

Indicações

A principal indicação para a realização do procedimento é o sangramento intestinal, cuja causa não foi detectada pelos exames endoscópicos convencionais como endoscopia e colonoscopia. O exame também pode ser feito quando o pacientem tem anemia de origem desconhecida, tumores do intestino delgado, doença inflamatória intestinal e pólipos intestinais.

Até a criação da Cápsula Endoscópica, o intestino delgado era analisado por meio de endoscopia e enteroscopia, que acabavam por serem menos eficazes, pois conseguem analisar apenas dois metros do intestino. Já o novo procedimento, avalia o órgão inteiro e é e certeiro em até 80% dos diagnósticos.

Mais informações: https://www.gastrocenter.com.br/site/procedimentos/capsula-endoscopica/

Leia Mais